sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Eu te Amo, RPM

Em 1983 surgiu em São Paulo a banda de rock nacional Revoluções por Minuto, ou mais conhecida como RPM. Formada por Paulo Ricardo, Luiz Schiavon, Paulo P.A Pagni e Fernando Deluqui o RPM ja vendeu mais de 5 milhões de discos sendo uma das bandas mais bem sucedidas da história da musica brasileira.
O primeiro disco veio em 1985 o 'Revoluções por minuto' com letras com temas como politica internacional e transformações socio-econômicas. Contendo clássicos como Olhar 43, Louras Geladas, Rádio Pirata e Revoluções por Minutos.
Em 1987 veio a primeira separação. O fracasso do selo proprio do grupo "RPM discos' geraram conflitos entre os integrantes, sendo assim anunciada a separação oficial do grupo.

Seis meses depois o RPM volta aos estudios e lança 'Quatro Coiotes". Com letras um pouco mais maduras, como o erotismo de A Dalia Negra e a critica social de O teu futuro espelha essa Grandeza. Chegando a 250 mil copias vendidas, Quatro coiotes não chegou nem aos pés de Revoluções por Minutos, mas na época os termos de vendagem empatavam com Roberto Carlos.
Em 1993 é lançado Paulo Ricardo & RPM, mesmo sem contar com o tecladista Luiz Schiavon e com o baterista Paulo P.A Pagni, é considerado por muitos o terceiro disco de estudio da banda. Com certeza o disco mais pesado, com solos bem construídos e guitarras pesadas como em Pérola, Veneno e Vírus. Mas sem muito sucesso Paulo P.A Pagni segue carreira solo e Paulo Ricardo trilharia os caminhos do MPB.
Em 2002 a banda se reuni novamente para gravar o CD e DVD MTV RPM, sem maiores prentensões relembram antigos clássicos e musicas inéditas como Carbono 14, Rainha, Vem pra Mim e Onde esta o Meu Amor. Igualando-se ao Revoluções por Minutos o album vende mais de 300 mil copias.
Em 2003 surge a segunda separação mesmo com o sucesso do disco ao vivo MTV RPM. Rumores dizem que o resto da banda descobriu que Paulo Ricardo registrou todos os direitos da banda em seu nome, iniciando assim uma disputa judicial pelo nome RPM. 


Em 2007 a grande volta, Paulo Ricardo lança o CD solo Prisma mas com participações dos antigos membros. Desde entao o RPM vem tocando e mesmo sem musicas inéditas continua arrastando multidões aos seus shows.
Em 2011 a grande noticia, a banda anunciou a gravação de um novo album, o Elektra, que aposta na mistura de rock com musica eletrônica. A pré-estréia da turne teve inicio na Virada Cultural em São Paulo e oficialmente no dia 20 de maio de 2011.
Mesmo com algumas inéditas divulgadas, os fãs aguardam ansiosos para o lançamento do novo CD, que mesmo com o RPM original tráz musicas maduras e modernizadas. O RPM foi a prova viva de que um dia o rock brasileiro foi tão bom quanto os internacionais, e ainda podemos ter esperanças de que tudo poderá voltar como era antes, com grandes bandas, grandes musicas. Só resta a mídia admitir isso e parar de puxar o saco das 'novidades'.
RPM é minha trilha sonora e está comigo por onde quer que eu vá, esse amor que só aumenta a cada dia.
Eu te Amo, RPM.






Nenhum comentário:

Postar um comentário